A grande barbatana peitoral e a nadadeira pélvica do peixe aceleram o ar para a cauda do animal como se fosse um jato, aumentando o desempenho de voo
Os dois engenheiros analisaram a aerodinâmica do corpo dos peixes em um túnel de vento e descobriram que quanto mais perto da superfície, mais estável e longo era o voo dos peixes. Quando eles trocaram a superfície do túnel por um tanque de água, os resultados foram ainda melhores. Os pesquisadores afirmaram que os peixes voadores conseguem voar tão bem quanto aves marinhas, como os petreis, por exemplo. A razão disso seria o formato do corpo dos peixes.
Visualizando a corrente de ar que passa pelas asas dos peixes voadores, os especialistas coreanos concluíram que a grande barbatana peitoral e a nadadeira pélvica do peixe aceleram o ar para a cauda do animal como se fosse um jato, aumentando o desempenho de voo. Os cientistas pretendem utilizar esses conceitos de aerodinamica para construir um avião capaz de plainar tão bem perto da superfície.
fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/peixes-voadores-voam-tao-bem-quanto-passaros
Nenhum comentário:
Postar um comentário