por Charles Flaminio Azambuja
O sangue humano tem em sua composição Plasma, Glóbulos Vermelhos, Glóbulos Brancos e Plaquetas. Tudo funciona como uma fábrica. Na Medula Óssea são produzidos os componentes Glóbulos Vermelhos, Glóbulos Brancos e Plaquetas, enquanto o Plasma, a parte líquida do sangue, é formada pela água que consumimos. E ela só consegue produzir tais células porque na sua constituição existe dois tipos de células-tronco": a mieloide e a linfoide.
O Glóbulo Vermelho, Hemácia ou Eritrócito, possuí em sua composição a Hemoglobina, e sua função é o transporte do oxigênio, que inspiramos, do pulmão para as outras partes do corpo e resgatar o dióxido de carbono, até o pulmão para que seja expelido.
O Glóbulo Branco ou Leucócitos, são as chamadas células de defesa do organismo e sua função principal é a defesa. Podem ser divididos em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.
Plaquetas, são as células essencial para a coagulação do sangue.
E o próprio Plasma que é a parte líquida do sangue, que tem cor amarelada e serve para levar
água e nutrientes para os tecidos do corpo. Cerca de 90% do plasma é
água pura — onde se dissolvem substâncias como proteínas, sais minerais,
hormônios e glicose.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-biologia-medula-ossea-712486.shtml
Cada célula possuí um ciclo de vida e estão sempre sendo renovadas e é na Medula Óssea que ocorre a produção das células novas, que atingem a corrente sanguínea e substituem as células velhas que são eliminadas pelo organismo.
Na maioria dos animais ocorre a presença de algum tipo de "sangue" e de um "sistema circulatório". Junto ao Sistema Circulatório existe o Sistema Linfático, que é um assunto para outra hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário