Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Cientistas criam primeiro ovário humano artificial

O órgão foi criado para ajudar na maturação e preservação de óvulos de mulheres que correm o risco de ficar inférteis

“A descoberta representa o primeiro sucesso em utilizar os princípios da criação de tecidos em 3-D para a maturação in vitro de óvulos”
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Brown e do Hospital para Mulheres e Crianças, ambos dos Estados Unidos, acaba de anunciar o primeiro ovário humano artificial. Criado em laboratório, o órgão é funcional e foi criado para maturar e congelar ovos imaturos em mulheres prestes a começar quimioterapia - mas que poderão engravidar depois que o câncer for tratado. O ovário deve ainda ser usado como um "cobaia" em estudos sobre a influência de toxinas e outras substâncias químicas na maturação dos óvulos.
A aparência do órgão artificial é bem similar ao ovário natural e tem os tecidos de sua estrutura em 3-D. A novidade, no entanto, está na maneira como ele foi criado. Para gerar o ovário, foram usadas células da teca (produtoras do hormônio androgênio) do ovário humano, que só existem no órgão reprodutor feminino. Depois de algumas horas, essas células cresceram em um formato similar ao favo de mel de colmeias de abelhas - mantendo, inclusive, as pequenas aberturas internas (figura abaixo).
Com a estrutura mãe montada, pequenos aglomerados esféricos de células granulosas (responsáveis pelo hormônio estrogênio) e óvulos humanos foram inseridos nesses orifícios. Em poucos dias, a estrutura formada pelas células da teca envolveram as células granulosas e os óvulos, ficando com uma aparência e a funcionalidade similares ao ovário humano. “A descoberta representa o primeiro sucesso em utilizar os princípios da criação de tecidos em 3-D para a maturação in vitro de óvulos”, afirmaram os pesquisadores em nota.

Divulgação
Ovário humano artificial
Células foliculares de um ovário humano são isoladas (a) e semeadas em forma de esfera (b). As células começam a se agregar (c) para, em seguida, serem compactadas (d). A estrutura começa a assumir formato de favo de colmeia (g) e termina o processo 18 horas após a semeadura inicial (i), formando o ovário artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário